Melhoria

Rua Marechal Floriano será requalificada

Investimento de quase R$ 890 mil permitirá a modernização da via; contrato foi assinado nesta quinta-feira

Mais de R$ 889 mil serão destinados à requalificação da rua Marechal Floriano, em toda a extensão – entre as ruas 15 de Novembro e Professor Araújo (650 metros lineares). O projeto faz parte do programa #ObraNoBairro, que trata dos investimentos do município até o final do ano. O contrato foi assinado pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) na manhã desta quinta-feira (13).

A prefeita recebeu, para assinatura do documento, o proprietário da SBS Engenharia Ltda, Nélson Sperb Neto; o diretor de obras Waine Ginardi Teixeira de Souza; e o engenheiro Anderson de Melo. A empresa foi a vencedora da licitação. Agora, o contrato segue para a Caixa Econômica Federal, para aprovação do processo.

“É uma obra importante, no coração da cidade, percurso de acesso ao bairro Fragata. As intervenções na Floriano vêm para concluir a requalificação da área central e conectar o Calçadão à área da Saldanha Marinho e Largo de Portugal, valorizando o contexto do Centro e do bairro vizinho, o Simões Lopes”, comentou Paula.

Obra de baixo impacto

A revitalização da rua Marechal Floriano não exige intervenções na base e na sub-base. Também não envolve concretagem de nenhum trecho. O sistema de drenagem está pronto em toda a extensão. Sendo assim, não serão necessárias escavações, reduzindo de forma substancial o impacto causado por grandes empreendimentos à população.

"A obra será rápida e sem grandes transtornos. Não se compara com o trabalho realizado nas ruas General Osório e Marechal Deodoro, por exemplo, que demandaram longos períodos de interrupções de trânsito e limitações de acesso, exigidos pelo porte das intervenções”, frisou o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.

O que vai mudar na via

As benfeitorias na Floriano serão financiadas com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), por meio de contrato firmado com a Caixa, programa Pró-Transporte, ação Mobilidade Urbana. Toda a extensão do pavimento receberá recuperação em pontos críticos e, depois, camada de asfalto nos 650 metros lineares, que correspondem a 6.226,50 metros quadrados de área.

A rua terá uma ciclofaixa pelo lado esquerdo, sentido Centro/bairro. Assim como em toda via pública, pintura e sinalização horizontal e vertical consistirão numa das etapas do projeto. A pista para ciclistas dobrará na rua Professor Araujo e se interligará à ciclofaixa do projeto da avenida Saldanha Marinho, atualmente em execução.

A iluminação pública em LED também está inserida no planejamento técnico, que prevê substituição das 42 luminárias existentes. A mudança acompanha o padrão de qualidade do novo sistema do Calçadão e das ruas General Osório e Marechal Deodoro.

Passeios e pontos de ônibus

Os passeios públicos do lado direito, na direção Centro/bairro, correspondentes às quadras entre as ruas General Osório e Barão de Santa Tecla, passarão por restauro completo e troca de piso, padronizado com o do Calçadão. Em todo o plano de ações, consta o sistema de acessibilidade.

Haverá recuperação do terminal de transporte coletivo das linhas Fragata, com seis novos abrigos para usuários, 29 bancos, e 12 lixeiras ao longo do trecho. Em acréscimo, a Prefeitura alargará o passeio público entre as ruas Barão de Santa Tecla e Santos Dumont, pelo lado direito. Em relação à sinalização, cinco grupos semafóricos para pedestres garantirão mais segurança, ainda, a pedestres, motoristas e ciclistas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bolsonaro anuncia mudanças no governo Anterior

Bolsonaro anuncia mudanças no governo

Obras da ETE Novo Mundo avançam na Zona Norte Próximo

Obras da ETE Novo Mundo avançam na Zona Norte

Deixe seu comentário